Miguel Luís C. R. Calhaz

Músico freelancer, cantautor e contrabaixista, lançou recentemente o seu álbum de estreia a solo "Estas Palavras" (Disco Antena1).
Mantém projectos musicais nas áreas do Jazz, da World Music e da Música Portuguesa, entre os quais: Trilhos - Novos caminhos da Guitarra Portuguesa, Contracorrente, Latin Groove, entre outros.
Vencedor do Prémio José Afonso (tema original) no 3º Festival Cantar Abril que se realizou no Teatro Municipal de Almada, dia 30 de Abril de 2011, com o tema "Estas Palavras".
Autor do tema "Ponte Romana", que obteve o 1º lugar na categoria Música na 1ªedição do concurso "conte connosco Santander-totta)" com o grupo Trilhos. Participou em espectáculos de tributo a Zeca Afonso, Sérgio Godinho e Fausto com as formações "Os Cantautores" e "Emboscadas". Foi Músico convidado da formação "Danças Ocultas" e do cantautor Zeca Medeiros. Participou na primeira edição da Festa do Jazz no Teatro S. Luis em Lisboa, tocou nas comemorações do 10 de Junho no Centro Cultural Português na Cidade da Praia (Cabo Verde), Casa da Música, Teatro Rivoli, Teatro Micaelense (Ponta Delgada), Teatro Aveirense,

 

Teatro Lethes (Faro), Forum Lisboa, Palácio de Cristal, Casino da Póvoa, Festa do "Avante!", Festival de Músicas do Mundo de Sines, Maré de Agosto (Sta. Maria), Raízes do Atlântico (Madeira), programa "Viva a Música" (Antena1), entre muitos outros espaços e auditórios.
Participou nos discos "Trilhos-Novos Caminhos da Guitarra Portuguesa", "Os Cantautores" (tributo a Zeca Afonso, Sérgio Godinho eFausto), "Raíz" (do projecto com o mesmo nome), "Cordis" e "Outras Viagens" do pianista Marco Figueiredo.

Licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda. (2000) Licenciado em Contrabaixo/Jazz da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. (2012) Foi Professor das Unidades Curriculares de Seminário e Projecto, e Atelie de Coro e Música de Conjunto, do Curso de Prof. De Educação Musical do Instituto Piaget(Viseu).
É professor do Curso Livre de Jazz do Conservatório de Aveiro.
Miguel Calhaz nasceu na Sertã em 1973.

comentário"... Não há dúvida quanto à família musical de Miguel Calhaz (...) revelada no seu disco de estreia Estas Palavras: a música popular portuguesa no seu melhor. Com um toque de novidade no instrumento escolhido por este cantautor para o acompanhar em palco: o contrabaixo."

-Pedro Dias de Almeida in Visão